Os principais tipos de certificado digital são divididos em dois tipos: A e S. Conheça mais a respeito deles neste artigo.

Tipos de certificado digital: conheça

Dentre os principais tipos de certificado digital, destacam-se os do tipo A e os do tipo S. Os do tipo A servem para identificar a pessoa assinante, garantindo que os documentos não sofreram adulteração após a assinatura e que as informações ali presentes são corretas. No caso dos certificados de tipo S, o foco é o sigilo de informações.

Observando com mais atenção esses tipos de certificado digital, ainda é possível perceber que existem subtipos para cada um desses grupos. Há os certificados A1 e A3, por exemplo, e eles diferem de algumas formas. Leia o presente artigo e entenda mais sobre o assunto.

Tipos de certificado digital: quem precisa desse mecanismo?

Empresas dos mais diversos tamanhos, assim como órgãos governamentais podem se beneficiar imensamente de certificados digitais, sendo algo indispensável para algumas das atividades rotineiras de diversas das empresas.

O certificado digital passa a ser obrigatório apenas para empresas que contam com mais de um funcionário. Pessoas físicas com um colaborador, optantes pelo Simples Nacional, podem substituir o certificado digital por assinaturas de próprio punho ou mesmo o e-CPF. E, dessa forma, torna os processos mais simples, ainda que não tão seguros.

Tipos de Certificado Digital: diferenças entre o A1 e A3

Ao entender melhor quem deve ter o certificado digital, é possível aprofundar-se mais e identificar quais os tipos de certificado digital existentes no mercado hoje em dia. Na introdução deste artigo você conheceu as diferenças entre os de tipo A (voltados para garantia da identidade do assinante) e do tipo S (que garante a criptografia e sigilo dos dados).

Agora, surge o momento de entender as diferenças entre os subtipos A1 e A2:

  • Certificado A1: O certificado A1 é instalado diretamente num computador da empresa, e possui validade de 1 ano. É possível instalar ele em diversos aparelhos, e pode-se importá-lo por softwares de gestão de notas fiscais, tornando seu uso mais prático e simples. O certificado A1 não exige instalação de leitoras de cartão, não depende de dispositivos internos e é possível salvá-lo na nuvem. Então, ainda que você formate ou quebre o computador, o certificado não se perderá.
  • Certificado A3: Armazenado em token, que se assemelha ao pen-drive, ou mesmo num smart-card que exige leitor de cartão, é possível levar o certificado A3 a qualquer lugar e utilizá-lo em qualquer computador. Dessa forma, oferecendo um nível de segurança superior ao A1, completamente criptografado, ele não pode ser copiado, e é pessoal e intransferível. A validade do certificado A3 é de 3 anos.

Além desses tipos específicos voltados para o ano, existem ainda outros certificados ainda mais específicos. Por exemplo, o e-Jurídico (para profissionais advogados), o e-Saúde, o e-CPF, e-CNPJ, NF-e, entre outros.

Converse com o Ibrage e conheça tudo sobre os tipos de certificado digital

Se sua empresa deseja se beneficiar do certificado digital, converse agora mesmo com o Ibrage e saiba mais a respeito do processo de obtenção do certificado digital e como funciona este documento eletrônico ideal para a garantia de segurança de seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *