Indicativos financeiros

Indicativos financeiros para médias empresas.

Se você é experiente no ramo empresarial, com certeza já ouviu falar em indicativos financeiros. É claro que, mesmo para aqueles que já estão inseridos no mercado há algum tempo, podem surgir algumas dúvidas. 

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Não se preocupe, pois a Ibrage preparou este conteúdo completo para quem já está atuando como Pessoa Jurídica e para quem deseja começar. O foco desse artigo é abordar as melhores práticas de indicativos financeiros para médias empresas. Boa leitura!

Indicativos financeiros: Do que se trata

De maneira geral, indicativos financeiros são os pontos observáveis para que se obtenha o maior número de informações financeiras possíveis de uma empresa, de modo que seja possível organizar dados e gerar estratégias de monitoramento e ação que visam facilitar os processos decisórios da empresa e aprimorar os resultados através de aumento de lucro e redução de despesas.Conheça a seguir alguns dos principais indicativos financeiros.

Indicativos para médias empresas

O blog da Ibrage separou a seguir alguns dos principais indicativos financeiros para médias empresas. Você pode conferir o conteúdo em detalhes no portal do SEBRAE. Confira na lista os mais comuns indicativos adotados por empresas:

  • Organização financeira: Parece óbvio incluir este ponto, mas nem sempre as empresas estão preparadas para lidar com a parte de finanças do negócio. Por essa razão, é comum ouvir falar em estabelecimentos que foram obrigados a baixarem as portas em um tempo relativamente curto após a abertura. Uma opção viável para aqueles que não sabem lidar de maneira adequada com finanças é a contratação de Assessoria fiscal e contábil.
  • Avaliação de resultados: É muito importante registrar todas as operações contábeis do estabelecimento, de modo que seja possível realizar a avaliação dos resultados de maneira consistente e com frequência regular. 
  • Lucratividade: Com uma boa organização financeira e com avaliação de resultados, é provável que a tarefa de análise de lucratividade se torne muito mais simples. A partir desse indicativo financeiro, o médio empresário é capaz de avaliar os ganhos sobre vendas de produtos e serviços.
  • Rentabilidade: Para médias empresas, um dos indicativos financeiros recomendados é a rentabilidade. A partir desse ponto, é possível determinar os retornos obtidos através do investimento em operações na empresa.

Como se beneficiar desses indicativos 

Como citado nos tópicos anteriores, os indicativos financeiros são na realidade um conjunto de ações que podem ser tomadas com o objetivo de melhorar a performance de uma empresa diante do mercado. 

Uma das formas de obter esses indicativos é através da contratação de uma empresa especializada em contabilidade que tenha toda a experiência necessária para utilização máxima dos recursos disponíveis. 

Para fins de registro de atividades financeiras, recomenda-se a adoção de medidas digitais. A contabilidade digital é uma realidade cada vez mais frequente em empresas do Brasil, pois as práticas eletrônicas apresentam vantagens interessantes em relação à contabilidade tradicional. 

Se você chegou até aqui e deseja começar a utilizar indicativos em seu empreendimento, mas não sabe por onde começar, ou qual indicativo melhor se aplica a sua empresa, conheça os serviços de contabilidade da Ibrage.