Você é empreendedor e ainda tem dúvidas sobre como realizar a emissão de NF? Não se preocupe! Acesse o artigo da Ibrage e não erre na hora de emitir Nota Fiscal.

Emissão de NF. Como não errar na hora de emitir.

Emissão de NF: Entenda Como Funciona e Como Fazer

A emissão de NF é um tema de extrema importância, porém muitas pessoas ainda desconhecem seu funcionamento e como emiti-la.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A Ibrage preparou este artigo para esclarecer tanto a Pessoa Física quanto a Pessoa Jurídica sobre o assunto.

É fundamental destacar que a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) difere da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). A maior diferença reside na finalidade de cada documento.

A NF-e é privativa para relações de compra e venda de produtos, enquanto a NFS-e deve ser privativa para prestação de serviços entre Pessoas Jurídicas.

Um ponto crucial sobre a emissão desse tipo de documento é uma organização financeira do empreendimento.

Manter o controle eficiente das atividades exercidas pela empresa inclui o registro formal dos produtos vendidos ou dos serviços prestados.

Esses dados são posteriormente utilizados na declaração do Imposto de Renda, garantindo que informações importantes, como o recebimento de valores, não sejam omitidas.

Quando Emitir uma Nota Fiscal

Esta emissão de nota fiscal se consagra quando ocorre a relação de prestação de serviços ou de compra e venda de produtos entre PJ.

Para um MEI, este serviço se tornou obrigatório nas vendas ou prestação de serviços para outras empresas, sendo assim, quando se trata de pessoa física, se torna facultativa.

Como emitir uma nota fiscal

Para emitir uma NF, é necessário possuir um CNPJ e um certificado digital.

Saber se a Nota Fiscal Eletrônica é referente à compra de produtos ou prestação de serviços é essencial para escolher o melhor programa emissor.

Existem diversos programas disponíveis para emissão de notas fiscais, sendo o emissor de NF-e do SEBRAE recomendado pelo Governo Federal.

Quem Pode Emitir

A emissão de NF pode ser realizada por empresas de diferentes portes, mas também é possível para Pessoas Físicas, desde que possuíam certificado digital e preencheram o formulário de dados necessário no site da prefeitura do município de residência ou onde planejaram as vendas e serviços.

Geralmente, os profissionais de contabilidade e o departamento financeiro são os responsáveis ​​por essa função.

Além disso, é comum que startups e pequenas empresas contratem os serviços de empresas especializadas em contabilidade e participem para realizar uma emissão, bem como outras atividades financeiras do empreendimento.

Se você procura atendimento especializado em emissão de NF e certificado digital, acesse os serviços da Ibrage. Estamos prontos para auxiliá-lo!