Saiba o que é e para que serve a consultoria fisca

Como a consultoria fiscal ajuda a sua empresa a ser mais lucrativa?

Certamente, a consultoria fiscal oferece inúmeras vantagens para todas as empresas, independente do porte e setor de atuação. De fato, é uma forma de aumentar a produtividade do negócio e gerar maior competitividade de mercado.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Pensando nisso, o Ibrage elaborou esse artigo para esclarecer como funciona esse tipo de consultoria, além de mostrar a sua importância para o sucesso da empresa.

Consultoria fiscal: o que é e para que serve?

De uma maneira simples, a consultoria fiscal consiste em uma prestação de serviços especializados na área contábil e tributária. Assim, atua para regularizar e adequar a empresa para as normas e exigências da Receita Federal, ou seja, o fisco.

Em outras palavras, trata de legalizar todas as atividades desenvolvidas pelas empresas, reduzindo o risco operacional do negócio. Além disso, tem em vista desenvolver estratégias para manter a saúde financeira da empresa no longo prazo. 

Para isso, realiza um levantamento do pagamento dos impostos, tanto diretos quanto indiretos, visando reduzir a carga tributária da empresa. Por isso, é um serviço especializado essencial para oferecer apoio para a elaboração do planejamento tributário.

Uma vez que atua buscando identificar oportunidades de reduzir o recolhimento de impostos, conforme a lei, bem como diminuir os riscos tributários para o negócio.

Quais são as atividades executadas por uma consultoria fiscal?

Saiba que a consultoria fiscal atua para avaliar a situação tributária da empresa, assim como a saúde financeira do negócio. Nesse sentido, as principais atividades desenvolvidas por uma consultoria fiscal são as seguintes:

1.º – Fazer uma análise detalhada dos procedimentos fiscais para identificar alternativas e reduzir custos no recolhimento de impostos;

2.º – Oferecer suporte para a empresa, bem como a formulação de estratégias para diminuir a carga tributária;

3.º – Analisar a oportunidade de utilizar os incentivos fiscais públicos para obter redução nos impostos para a empresa;

4.º – Fazer uma avaliação de todos os documentos da empresa tem o objetivo de identificar a existência de direitos ainda não exercidos;

5.º – Obter a redução do impacto tributário na empresa, com base na adoção de redução da carga fiscal de maneira legal, evitando o pagamento de multas desnecessárias;

6.º – Orientar e providenciar as documentações fiscais necessárias para a empresa;

7.º – Desenvolver em conjunto com a empresa o planejamento tributário, tendo em vista uma visão de longo prazo, permitindo maior controle sobre a rentabilidade do negócio;

8.º – Auxiliar a empresa no gerenciamento de crises ou problemas relacionados com o fisco, principalmente fornecendo informações confiáveis e em tempo real.

O que a consultoria fiscal faz pela sua empresa?

Para começar, saiba que a consultoria fiscal garante à empresa segurança e qualidade das informações legais e tributárias. Assim, os principais pontos que mostram como a empresa ganha contratando esta consultoria, são os seguintes:

1.º – Conformidade legal dos processos internos da empresa, mantendo a empresa em dia com o cumprimento das obrigações fiscais e o recolhimento dos tributos;

2.º – Permitir a otimização dos gastos tributários, de modo a identificar a melhor forma de enquadramento tributário e aproveitar dos créditos tributários ainda não exigidos;

3.º – Aumentar a lucratividade e a competitividade do negócio, pois tem toda a sua estrutura contábil e tributária organizada conforme as determinações do fisco. Com isso, consegue ganhar em produtividade e elevar os resultados operacionais. 

Portanto, a consultoria fiscal tem uma vital importância para assegurar o compliance fiscal da empresa, além de otimizar os processos internos e ajudar a reduzir a carga tributária. Certamente, esta consultoria deve ser realizada por profissionais experientes na área. 

Pois, a partir das informações deste artigo fica fácil perceber que é imprescindível o domínio dos conhecimentos técnicos e específicos das áreas contábil e financeira. Por isso, é interessante contratar uma empresa especializada com competência fiscal.Para mais informações sobre o assunto, acesse o site do Ibrage e conheça as nossas soluções financeiras sob medida para o seu negócio.