Quando o assunto é consultoria fiscal e consultoria tributária, existe uma certa dúvida sobre a finalidade de cada uma. Principalmente, tendo em vista que é muito comum ouvir falar em consultoria fiscal e tributária. No entanto, ambas têm objetivos diferentes.
Pensando nisso, o Ibrage elaborou esse com o intuito de esclarecer a diferença entre esses dois tipos de consultoria, bem como explicar qual o profissional realizar cada uma.
O que é uma consultoria fiscal e quem a realiza?
De uma maneira simples, a consultoria fiscal visa regularizar as atividades da empresa de acordo com a legislação vigente. Ou seja, tem a finalidade de assegurar a conformidade da empresa com as exigências legais.
Por ser um trabalho especializado, a consultoria deve ser desenvolvida por profissionais com conhecimentos técnicos na área fiscal. Isso porque concentra os esforços para o cumprimento das obrigações legais em relação ao Fisco.
De fato, cuida de todos os procedimentos internos para assegurar que atendam às determinações da legislação fiscal. Além disso, analisa a situação financeira da empresa para propor estratégias para minimizar os riscos operacionais.
Basicamente, as principais atividades desenvolvidas pela consultoria fiscal são as seguintes:
1.º – Analisar rotinas fiscais visando reduzir os custos no recolhimento de impostos;
2.º – Avaliar a situação da empresa e identificar estratégias para reduzir a carga tributária;
3.º – Verificar o uso eficiente de incentivos fiscais públicos para redução nos impostos;
4.º – Mapear os registros da empresa, visando identificar a existència de direitos não exercidos;
5.º – Cuidar para que a empresa tenha as documentações fiscais exigidas por lei;
6.º – Em parceria com a gestão da empresa, desenvolver um planejamento tributário, visando otimizar a rentabilidade do negócio.
O que é uma consultoria tributária e quem a realiza?
Certamente, como o próprio nome já sugere, a consultoria tributária serve para regularizar o pagamento dos tributos devidos pela empresa. Nesse sentido, visa conseguir reduzir o custo tributário para a empresa, de forma legal.
O profissional que desenvolve esta consultoria deve ser especializado em contabilidade Pois, tem por objetivo otimizar os recolhimentos tributários da empresa, além de estar atualizado quanto às mudanças na legislação tributária do país.
Normalmente, as atividades desenvolvidas por uma consultoria tributária são as seguintes:
1.º – Analisa as operações da empresa, visando entender o seu funcionamento e os principais aspectos envolvidos;
2.º – Analisa cada um dos processos internos e busca identificar os riscos e oportunidades que a empresa está sujeita;
3.º – Desenvolve estratégias assertivas para garantir a conformidade da empresa com a legislação tributária, além de melhorar a rentabilidade;
4.º – Ajuda para a empresa se tornar mais competitiva no mercado e obter melhores resultados a longo prazo.
Portanto, a consultoria fiscal e a consultoria tributária são complementares entre si, visto que os serviços oferecidos estão voltados para a conformidade legal da empresa. Como também para a redução da carga tributária, com melhoria dos resultados.Para mais informações sobre o assunto, acesse o site do Ibrage e conheça as nossas soluções financeiras sob medida para o seu negócio.