desvende os principais mitos e verdades da contabilidade empresarial

Mitos e verdades sobre a contabilidade empresarial

A administração de um estabelecimento pode acabar cercada de informações errôneas que só tem a confundir empreendedores menos experientes. Conhecer os mitos e verdades da contabilidade empresarial é um passo importante para evitar erros comuns. 

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Contabilidade empresarial: Impressões gerais 

Como dito, há uma série de informações sobre a contabilidade empresarial que, em vez de ajudar empreendedores a alavancarem seus negócios, acabam por apenas confundir ou tornar mais lento o processo de crescimento financeiro. 

Quando se fala em mitos da gestão, é possível elencar uma série de pequenos e grandes erros que se baseiam no senso comum ou na tradução errônea de informações técnicas e acadêmicas. Contudo, estas inverdades também costumam encontrar terreno fértil entre os meios de comunicação online, onde é crescente o número de criadores de conteúdo para as mais diversas vertentes de atuação.

Isso não significa que seja impossível encontrar informações valiosas na internet. No entanto, é preciso tomar cuidado para que a reprodução de determinados conselhos e dicas não acabe por prejudicar o estabelecimento.

Outro ponto importante é que nem sempre tais conteúdos contém todas as dicas importantes para lidar com contabilidade empresarial. Sendo assim, é necessário recorrer a outras fontes, como cursos de especialização ou profissionais que prestam serviços nesta área. 

Continue no blog e conheça, a seguir, os principais mitos sobre a área contábil em empresas. 

Contabilidade empresarial: principais mitos

Uma inverdade que se reproduz com muita frequência a respeito da contabilidade empresarial é a ideia de que este domínio lida estritamente com dados matemáticos.

Essa informação pode contribuir para que o setor não seja explorado em seu máximo, sendo omitidos conhecimentos tão importantes quanto aqueles atribuídos aos cálculos, como é o caso das especializações jurídicas e trabalhistas. 

Também é rotineira a ideia de que um setor de contabilidade só é necessário às grandes empresas, o que é o contrário do que diz o próprio Código Civil. Assim, é claro que as formas de lidar com a contabilidade empresarial variam de acordo com diferentes fatores, como o porte da empresa e seu regime de tributação.

No entanto, até mesmo ao MEI é recomendado que se estabeleçam critérios consistentes de contabilização, afinal microempresas também estão sujeitas à legislação tributária brasileira. 

Nesse mesmo sentido, é preciso acabar com a ideia de que o contador só tem atribuições relativas às questões tributárias.

Seu papel se estende de maneira muito mais ampla e é crucial quando é necessário definir ou mudar estratégias. 

Verdades que você precisa saber 

Algo pouco falado sobre a contabilidade empresarial é que esta pode ser realizada por empresas terceirizadas. Esta estratégia, chamada de BPO Financeiro, permite uma atuação financeira mais assertiva. Ou seja, um escritório especializado realiza essas tarefas contábeis para você. 

Além disso, costuma-se dar pouca atenção aos grandes avanços de gestão a partir da adoção de ferramentas tecnológicas.

Por fim, o uso de serviços de automação, armazenamento em nuvem e até mesmo de contato por videoconferência ajudam a agilizar processos e tendem a ser parte integrante da maioria das empresas em poucos anos. 

Conhecer essas ferramentas e adotá-las é um passo importante na ampliação de oportunidades em um negócio. 

O Ibrage é especialista em contabilidade empresarial. Acesse e saiba mais!