No Brasil, a abertura de empresa online é possível através da categoria MEI. Para que isso seja possível, é importante consultar todos os detalhes sobre o assunto antes de tomar uma decisão.
Como fazer abertura de empresa online?
Uma das questões mais recorrentes sobre iniciar um negócio é se existe a possibilidade e viabilidade de abertura de empresa online, o que, para muitos, representa a oportunidade de dar o primeiro passo sem necessitar de um espaço físico, abarcando assim um possível público que já aderiu ao e-commerce.
A resposta é definitivamente, sim. É possível abrir um empreendimento do conforto do seu lar, tanto no que diz respeito ao modelo de negócio, quanto ao processo de abertura.
Para que isso seja possível, é necessário pensar em alguns detalhes antes de tomar qualquer decisão, afinal, não é todo tipo de negócio que vai poder ser formalizado por esse meio, dadas as limitações atreladas à natureza de determinadas atividades profissionais.
O primeiro ponto que deve ser considerado, embora pareça óbvio, é que tipo de negócio se pretende abrir.
O tipo pode ser algo muito geral, então nesse momento você deve pensar em questões práticas, como o tamanho da empresa e, em seguida, no Regime de Tributação mais adequado ao porte do negócio.
Para uma empresa ser aberta pela internet, é preciso que ela esteja enquadrada no grupo dos MEI (Microempreendedor Individual).
Para iniciar o processo, basta acessar o Portal do Governo Federal e clicar na opção “Quero Ser MEI”. Em seguida, escolha a opção “Formalize-se”.
As primeiras etapas do processo, como escolha de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e nome da empresa, são realizadas ainda online.
Em seguida, é muito importante entrar em contato com um contador experiente em formalização de MEI, para que este realize a etapa de formalização do seu negócio junto à prefeitura do município onde o estabelecimento vai ser aberto.
Continue no blog do Ibrage para saber mais detalhes sobre este assunto.
Quem pode fazer abertura de empresa online?
Para realizar a abertura de empresa online, é necessário verificar se seu perfil de empreendedor se enquadra no MEI.
Entre os requisitos, o faturamento anual do negócio deve ser de no máximo 81 mil reais e o empresário não pode ter outro negócio já em funcionamento, pois esta modalidade está limitada a uma única empresa.
Em se tratando das atividades exercidas quando da abertura de empresa online, fique atento às limitações do seu espaço de trabalho, que deve ser bem organizado para o fluxo de mercadorias.
Além disso, como a plataforma central de divulgação é a Internet, um bom site deve ser construído para que o seu público se sinta acolhido pela proposta da empresa e, como consequência, seja convertido às vendas e missões do negócio.
O que é necessário para abertura de empresa online?
Para realizar a abertura de uma empresa online, é preciso preparar documentos, definir estratégias de venda e, não menos importante, fazer uma boa divulgação do seu negócio.
As empresas online apresentam a vantagem de estarem acessíveis a qualquer pessoa que tenha acesso à Internet, tornando o consumo de produtos e serviços muito mais rápido.
No entanto, esse movimento também infla o mercado, de modo que, quem não tem um diferencial para apresentar, fica para trás.
Qual o custo para abrir uma empresa no Simples Nacional?
Inicialmente, não há custos para a abertura de empresa online, uma vez que a Receita Federal não realiza cobranças através do Portal do Simples Nacional.
Se algum valor for cobrado no momento da abertura, desconfie.
Na realidade, as despesas surgem no momento da formalização do negócio, já que é necessário contratar um contador experiente para realizá-la junto a prefeitura do município.
De todo modo, caso abrir uma empresa online ainda te gere dúvidas, é possível contratar o serviço de assessoria contábil para nenhum detalhe ser perdido durante o processo.
Se você quer abrir seu negócio online e quer ter todo o processo realizado de maneira fácil e com qualidade, conheça a proposta do Ibrage.