Cruzamento de dados Receita Federal via PIX

O cruzamento de dados da Receita Federal é feito por diferentes meios e visa averiguar a veracidade de informações prestadas por contribuintes do IR.

O que é o cruzamento de dados Receita Federal

O cruzamento de dados da Receita Federal é um assunto que ganha destaque sobretudo nas épocas mais próximas ao período de Declaração do Imposto de Renda. Essa operação é de grande valia para que se estabeleça um sistema de controle sobre os dados de rendimentos dos contribuintes brasileiros, de modo que seja possível evitar a incerteza a respeito das informações fornecidas por cada um.

Esse procedimento antecipa valores a serem declarados a partir da observação e registro de ganhos, geralmente realizados por terceiros e que são fornecidos também como parte da manutenção desse sistema. 

Existem muitas maneiras de realizar o cruzamento de dados e a Receita Federal adota cada um deles a fim de comprovar que os rendimentos declarados são de fato condizentes com os rendimentos recebidos. 

Entre as possibilidades, pode ser realizado a comparação entre a Declaração de Imposto de Renda do contribuinte e a Declaração de Imposto de Renda fornecida pelas empresas, com base no que foi retido na fonte.

Outra maneira de realizar o cruzamento de dados se dá através da verificação de notas fiscais que tenham sido emitidas pelos contribuintes em comparação com os valores de fato declarados. 

Também é possível realizar esse tipo de operação a partir da averiguação de dados fornecidos pelos bancos e operadoras de cartões de crédito. Continue lendo o artigo da Ibrage para saber mais.

Operações bancárias

Para cada tipo de operação financeira feita pelo contribuinte, acontece o cruzamento de dados da Receita Federal. Caso o declarante tenha uma conta bancária, todo tipo de movimentação, como recebimento e pagamento de valores disponíveis em conta corrente e conta poupança, ou operações de investimentos financeiros são fornecidas à Receita Federal através Dimof (Declaração de informações sobre movimentação financeira). 

O mesmo acontece na Declaração de informações relativas a gastos em cartão de crédito, que quando superiores ao valor de R$5.000,00, são fornecidos na Declaração de Operações com Cartão de Crédito (Decred), como forma de realizar o cruzamento de dados da Receita Federal. 

Embora o PIX seja um tanto recente, a Receita Federal também poderá utilizar suas informações no cruzamento de informações.

PIX

O Pagamento Instantâneo Brasileiro (PIX) foi instituído pelo Banco Central em 2020 e pode ser caracterizado como um marco na facilitação de pagamentos no país. De forma rápida e simples, é possível realizar e receber transferências que podem ter seus limites personalizados. 

Embora o PIX seja relativamente novo, a Receita Federal já utilizado suas informações no cruzamento de dados. Muito pelo contrário, os bancos podem fornecer à Receita Federal informações de movimentações financeiras através de PIX. Por isso, é importante ficar atento para que todas as informações prestadas na Declaração de Imposto de Renda estejam corretas.

Vale lembrar que o cruzamento de dados Receita Federal detecta o fornecimento de informações incorretas, como uma inconsistência na forma de declaração, o que gera penalidades relativas à sonegação de imposto.

Não quer correr o risco de passar por inconsistências no cruzamento de dados? Conte com os serviços da Ibrage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *