Entendendo a consultoria tributária para PJ
Dada à complexidade da legislação brasileira, não é incomum que o serviço de consultoria tributária para PJ seja requisitado como forma de entender e organizar obrigações fiscais.
A Ibrage escreveu este conteúdo a fim de explicar como é possível utilizar a consultoria como recurso para gerir tributos, evitar riscos financeiros e garantir o crescimento legal da empresa.
Para começar, é preciso expor do que se trata a consultoria tributária. Esta ferramenta na verdade envolve uma série de ações voltadas para a gestão de obrigações fiscais.
A consultoria tributária solicita-se por Pessoa Física, mas, de maneira geral, é na área empresarial que costuma ter mais procura.
Entre as principais atribuições desse serviço, pode-se destacar o estudo da legislação tributária vigente, o que atualiza-se de maneira constante pelo profissional responsável.
É através dessa constante atualização que o consultor pode analisar os dados fiscais de seus contratantes, sempre com o objetivo de orientá-los a realizar adequações quando for necessário.
Continue no blog para conhecer mais detalhes sobre os principais procedimentos da consultoria tributária para PJ.
Consultoria Tributária para PJ: operações realizadas
Além da constante atualização sobre a legislação tributária, o profissional que atua com consultoria tributária para PJ é responsável por outras atividades.
Entre as operações, pode-se citar:
- Análise de Regime Tributário: O regime de tributação se refere ao conjunto de regras estabelecidas por lei para a cobrança de tributos de empresas. O empreendimento deve respeitar limites impostos para cada regime, sendo necessário realizar mudanças e adequações quando o porte ou receita bruta anual do empreendimento muda, por exemplo.
- Consulta de pagamentos: A consultoria, solicita-se quando é necessário estudar o histórico de pagamentos de impostos. Esta ação objetiva corrigir irregularidades fiscais.
- Projeção de resultados: Também é possível, através da consultoria tributária para PJ, fazer o levantamento de dados para a projeção de resultados. Esta operação é vantajosa para que se encontrem maneiras de reduzir riscos e despesas.
Vale lembrar que, entre as denominações que são dadas ao serviço, cita-se a consultoria tributária preventiva, usada com o objetivo de evitar embaraços fiscais, e a consultoria tributária corretiva, que é acionada quando há um problema que precisa ser resolvido.
Quem está apto para realizar consultoria tributária?
O serviço de consultoria tributária para PJ geralmente realizado por profissionais com formação na área de Contabilidade. O foco em questões tributárias é indispensável.
Em cidades como São Paulo, por exemplo, há muitos profissionais atuantes na área tributária, sobretudo através de escritórios especializados em Ciências Contábeis.
Precisa de consultoria tributária para o seu empreendimento? Solicite um orçamento.