quem precisa bater ponto

Quem precisa bater ponto?

Bater ponto é a realidade de grande parte das pessoas no mercado de trabalho.  Este controle de horário pode ser feito tanto  de forma eletrônica, abordagem mais usada nos dias atuais, quanto de forma manual e mecânica. As dúvidas surgem principalmente quando se pensa em cenários como o dos colaboradores que trabalham em regimes de Home Office ou de trabalho híbrido.

No decorrer deste artigo Ibrage, você entende mais a respeito da obrigação de bater ponto, sobre quem ela recai e alguns outros detalhes acerca deste tema. 

Quem precisa bater ponto?

No Brasil, a regra da obrigatoriedade de bater ponto é relativamente simples, sendo aplicada especificamente em estabelecimentos com mais de 20 funcionários. Caso a empresa deixe de implementar este tipo de controle da jornada de trabalho de seus funcionários, ela acaba deixando de produzir provas que identificam o cumprimento de normas trabalhistas, como aquelas de limite de jornada, e de intervalo para descanso e almoço.

Com a modernização e o surgimento de novos tipos de rotinas de trabalho, bater ponto passou a ser uma questão burocrática em muitas empresas, servindo apenas para controlar as horas extras quando necessárias, ao invés de realmente identificar se houve oferecimento de descanso ou horário de almoço.

Mesmo diante disso, a obrigatoriedade de bater ponto continua vigente para empresas com mais de 20 funcionários. Esta é uma iniciativa interessante de gestão para empresas menores.

Por que investir no controle de jornada por meio da técnica de bater ponto?

Os principais benefícios de investir na marcação de ponto, principalmente na abordagem mais moderna e online, seriam:

  • Conformidade legal:  Ao implementar um sistema bem estruturado e funcional de marcação de horas e efetuar os devidos pagamentos de horas extras, cumprem-se as normas da CLT. Assim, protege-se a empresa de eventuais processos trabalhistas. 
  •  Produção de provas: Ao implementar o controle de jornada, sua empresa tem em mãos os registros de horas de cada funcionário. Assim, é possível apresentá-los prontamente quando necessário  para provar o cumprimento do que é imposto pela legislação no que concerne à carga horária;
  • Acompanhamento  do rendimento das equipes: Por fim, também é possível acompanhar melhor o rendimento das equipes. Pode-se compreender se alguns times estão efetuando muitas horas extras, se elas são realmente necessárias, assim como perceber bem indicadores de custos de  eventuais projetos.

A escolha de uma boa plataforma para controle de ponto é algo importante para a garantia do sucesso dessa abordagem. Recomenda-se uma pesquisa anterior à contratação desses serviços. 

Converse com a Ibrage e saiba mais

Para melhor se guiar nesse contexto e em outros tópicos que o tangenciam, converse com nossos profissionais especializados nas melhores práticas de gestão empresarial.

A Ibrage, além de oferecer diversos serviços contábeis, também possui vasto conhecimento no que concerne ao departamento pessoal, em específico, nas emissões de folhas de pagamento e guias trabalhistas e no controle de ponto. Clique aqui e solicite um orçamento junto a um profissional Ibrage.