Você, como empresário no marketing digital, já se sentiu perdido com a complexidade fiscal do seu negócio? Sabemos como pode ser difícil saber exatamente quanto pagar de imposto, e por isso é muito comum que as agências acabem pagando demais, de forma a comprometer os lucros.
Então, compreender as obrigações fiscais de sua agência é essencial a fim de garantir sua conformidade com a legislação sem atrapalhar seus resultados. Portanto, continue lendo este conteúdo: explicaremos tudo o que você precisa saber sobre impostos no marketing digital e, principalmente, como você pode reduzi-los de forma legal para proteger a sua margem de lucro.
Quais são os impostos sobre agências de marketing digital?
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ): Aplica-se sobre o lucro da empresa e se paga anualmente, com base no valor obtido com os rendimentos da atividade;
- PIS e Cofins: São contribuições sociais cobradas sobre a receita bruta da empresa, destinadas ao financiamento da seguridade social;
- ISS (Imposto Sobre Serviços): Esse imposto incide sobre a prestação de serviços, como o marketing digital, e é cobrado pelos municípios onde a empresa realiza os serviços;
- INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): Refere-se à contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento dos funcionários. Caso a agência tenha empregados, é necessário pagar a contribuição.
Quanto uma agência paga de imposto? Como funciona?
A quantidade a pagar de imposto no marketing digital varia conforme o regime tributário escolhido pela sua agência, que define as alíquotas e cálculos conforme o tipo de atividade e o porte da empresa. Em seguida, veja como funciona cada regime:
- Simples Nacional: Destina-se a empresas de pequeno porte, com faturamento anual de até R$4,8 milhões. A alíquota varia de 6% a 22%, conforme a receita bruta da empresa, e o pagamento de todos os tributos se dá através de uma única guia de pagamento, facilitando o processo;
- Lucro Presumido: Nesse regime, a base de cálculo dos impostos é presumida, ou seja, sobre uma suposta margem de lucro fixa sobre a receita da empresa, independentemente de seu resultado real. Então, sobre essa base, aplicam-se as alíquotas de IRPJ, CSLL, PIS e Cofins;
- Lucro Real: O cálculo dos impostos se dá sobre o lucro efetivamente apurado pela empresa, ou seja, sobre a receita total, subtraídas todas as despesas e custos. Este regime permite a dedução de uma série de despesas operacionais.
Dependendo do porte da agência e da sua estrutura de custos, optar por um regime tributário pode ser mais vantajoso que outro.
Não perca todo o seu lucro: estratégias legais e eficazes para reduzir impostos
Existem algumas estratégias legais que podem minimizar significativamente o impacto dos impostos sobre o lucro de sua agência. Porém, é importante destacar que essas estratégias devem ser aplicadas por uma contabilidade especializada em agências de marketing digital, pois somente ela garantirá a máxima eficiência na redução de impostos sem comprometer a segurança e a conformidade com a Receita Federal.
Confira, em seguida, quais são as principais estratégias que um contador especializado no setor pode colocar em prática:
1. Escolha do regime mais vantajoso: garanta o melhor cenário para sua agência
Escolher o regime tributário correto é fundamental. Para isso, a contabilidade especializada em agências de marketing digital realiza simulações fiscais para encontrar o regime mais vantajoso para o seu negócio, considerando sua realidade específica.
Exemplo prático de como o regime impacta seus lucros
Os impostos representam uma das maiores despesas para as agências de marketing digital, impactando diretamente na margem de lucro:
Se a sua agência fatura R$100.000 no mês e paga 15% de impostos sob o Simples Nacional, o valor total a pagar seria de R$15.000. Porém, se você tiver optado pelo Lucro Presumido, com uma alíquota de 16,65%, o valor seria de R$16.650 em impostos, impactando ainda mais a rentabilidade. Já no Lucro Real, o impacto fiscal pode ser diferente. Caso a agência tenha R$30.000 em despesas operacionais, o cálculo do imposto será sobre o lucro efetivo de R$70.000, e o imposto a pagar seria de R$10.500 representando uma economia.
No entanto: não existe um regime melhor que os outros: o regime ideal para sua agência depende de uma série de fatores como seu faturamento, porte, despesas e estrutura. Por isso, é essencial buscar a orientação da contabilidade especializada para descobrir. Entre em contato com o Ibrage para seu planejamento fiscal.
2. Aproveitamento de incentivos fiscais: consiga mais descontos
Algumas cidades ou estados oferecem incentivos fiscais, como isenções de ISS para empresas que se estabelecem em certas regiões. Portanto, estar atento a esses benefícios pode resultar em uma redução significativa de impostos.
3. Declaração de despesas dedutíveis: use seus gastos para pagar menos
Uma maneira de reduzir a base de cálculo de imposto no marketing digital é aproveitar as despesas dedutíveis, como por exemplo seus custos com aluguel, equipamentos de tecnologia e serviços terceirizados. Essas deduções ajudam a reduzir a receita líquida tributável, diminuindo o valor dos impostos pagos.
Leia também no blog Ibrage:
- Como o planejamento fiscal para agência de marketing reduz impostos?
- 7 dicas essenciais para uma gestão de agência de marketing
- Contabilidade para agências: Como reduzir custos sem comprometer a qualidade
- Contador para agência de marketing: Como escolher o contador certo
Não perca mais lucro com impostos! Conte com o Ibrage para maximizar seus ganhos
No Ibrage, entendemos que a gestão fiscal é um grande desafio para os empreendedores do marketing digital. Por isso, nosso objetivo é facilitar sua vida e garantir que você pague apenas o necessário, com o intuito de proteger sua margem de lucro.
O Ibrage é uma contabilidade especializada em agências de marketing digital e oferece a assessoria necessária para otimizar sua tributação sem comprometer a conformidade da sua agência com todas as exigências legais.
Entre em contato com os especialistas da Ibrage e aproveite nossa experiência para otimizar os custos da sua agência e maximizar sua rentabilidade.