Salário PJ: Estimativa mediante um cálculo
A abertura de uma empresa exige independência para lidar com a administração de recursos financeiros, o que envolve também a realização de um cálculo para se chegar ao salário PJ ideal.
Com essa base, é possível estimar um valor médio adequado para os recebimentos, seja na prestação de serviços para uma empresa específica ou não.
O primeiro ponto a ser considerado nessa conta é o pagamento de impostos e contribuições ao FGTS.
Quem atua por meio da contratação CLT costuma ter esses valores descontados na folha de pagamento de forma direta, o que não ocorre no caso de Pessoa Jurídica.
Assim, destina-se 8% do valor pelos serviços prestados ao “fundo de garantia”, assemelhando-se ao benefício de um colaborador CLT.
Quanto aos impostos, estes podem variar de acordo com, porte da empresa, faturamento anual e tipos de serviços prestados.
No caso do MEI, por exemplo, o pagamento do documento de arrecadação (DAS) ocorre todos os meses, com valores que variam de R$66,10 a R$71,70.
Para prosseguir no cálculo, destine 1/12 do salário mensal para férias e mais 1/12 para garantir o equivalente ao 13º salário.
Além desses pontos, o salário PJ também deve considerar os gastos gerados com alimentação e transporte.
Continue no blog para aprender mais dicas sobre o cálculo de salário para Pessoa Jurídica.
Salário PJ: E o piso profissional?
Dúvidas sobre o total do pagamento no salário PJ podem surgir mesmo após o cálculo com base nos itens considerados anteriormente.
Por essa razão é aconselhável que o profissional também faça um estudo a respeito do piso salarial pago para a sua profissão.
Muitas ocupações possuem valores salariais base indicados tanto por órgãos sindicais regionais quanto por legislação trabalhista.
O pagamento em certas profissões varia conforme a especialização do profissional, incentivando a busca contínua por estudos e aprimoramento.
O tempo de experiência é crucial para determinar a valorização salarial e pode influenciar a negociação de uma prestação de serviços fixa para uma empresa.
Com essas informações e aplicando o cálculo base, possível chegar a um valor de salário PJ ideal para equilibrar o pagamento de contas.
Calculadora PJ e outras soluções
A calculadora PJ é uma ferramenta digital cada vez mais popular, auxiliando a Pessoa Jurídica a determinar os valores adequados de pagamento.
Calcule o valor ideal de pagamento preenchendo planilhas com dados sobre sua profissão e horas de trabalho semanais desejadas.
Dúvidas na precificação de serviços? Desse modo, consulte contadores para orientações sobre tributação e gestão financeira, facilitando a escolha da melhor remuneração para seus serviços.
O Ibrage é especialista na atuação em contabilidade empresarial. Quer saber mais? Acesse já!